Vereadores discutem os impactos dos alagamentos em Ipiaú

Vereadores discutem os impactos dos alagamentos em Ipiaú.Os impactos causados  pelas chuvas torrenciais verificadas recentemente em Ipiaú, foram temas de grande parte da oratória dos vereadores na última sessão ordinária da Câmara Municipal. A discussão tomou todo o tempo das “Considerações Finais” . Alguns relatos foram ilustrados por vídeos encaminhados à casa legislativa  pela população atingida.Coube ao Presidente da Câmara, vereador Robson Moreira-PP-, a primeira fala  a respeito do assunto.Ele lembrou que o problema se repete a cada forte chuva e tem sido pontual em algumas áreas da cidade. Robson também comentou a respeito da interdição de vias publicas por conta de obras que se prolongam há meses sem serem concluídas.Os vídeos exibidos mostram imagens de duas ruas do Bairro Constança , assim como da  Rua do Honório e adjacências.Moradores dessas localidades estarão ocupando a Tribuna Livre da Câmara, na sessão da próxima quinta-feira, 7 de março, para relatar o drama que vivem durante as chuvas intensas. O Presidente da Câmara acrescentou que a gestão tem deixado a desejar quanto aos problemas mencionados. Ele ainda criticou a falta de fiscalização nas obras de pavimentação.Por sua vez o vereador Claudio Nascimento-PSD-  informou que foi registrada uma chuva de 60 milímetros em Ipiaú  e que nenhuma cidade está preparada para receber tamanha precipitação pluviométrica. Claudio acrescentou que o município tem sido contemplado com  obras de drenagem, mas estas  ainda não foram suficientes para a solução desejada.Na oportunidade ele   informou que já  existe um projeto de macrodrenagem e  que o mesmo  precisa ser materializado. Já o vereador Cleber Gadita-PDT-  ironizou: “Em Ipiaú basta cuspir no chão que já está alagando”. A analogia foi seguida da lembrança de que em menos de dois anos os moradores da Rua Nova Conquista  já sofreram três prejuízos,decorrentes de alagamentos. Disse ainda da ocorrência de  alagamentos no Bairro Santa Rita e em outros locais da cidade.  Para o vereador Cleber Gadita é necessário um trabalho periódico visando a prevenção dos alagamentos. Uma ação de desentupimento de esgotos, canalização adequada e outros procedimentos. O edil teceu  criticas à fragilidade da pavimentação urbana e arrematou: “Todos os calçamentos de Ipiaú tão indo por água a baixo”.O vereador Ivonilton lamentou os comentários  feitos pelos parlamentares oposicionistas e conclamou todos a se unirem em busca de solução. Sugeriu que isso pode acontecer com a participação dos deputados que representam Ipiaú  e do próprio Poder Executivo.  Um trabalho conjunto pelo bem da comunidade. No decorrer da sua fala  Ivonilton disparou:  “O momento é de a gente parar com essa meninice de  ficar procurando culpado. Senhores vereadores vamos parar com  tanta critica, vamos procurar uma solução para o problema”, conclamou.  Ivonilton  disse da mobilização que vem sendo feita pela equipe da Defesa Civil para   minimizar os transtornos decorrentes dos alagamentos e citou que junto à esta equipe estavam as secretárias Rebeca Campos, do Desenvolvimento Social, e Laryssa Dias, da Saúde.O vereador Naciel Ramos-PSD- parabenizou Ivonilton pelo comentário, e  assegurou  que  a limpeza das bocas de lobos e canais de águas pluviais  vem acontecendo com a devida  regularidade. Naciel argumentou que não tem cidade que suporte tão grande volume de chuva  como o que Ipiaú recebeu na semana passada.O “Líder do Governo na Câmara Naciel informou que o ministrou Rui Costa está extremamente interessado em resolver o problema das galerias e das bacias de águas pluviais em Ipiaú, Concluindo o edil  destacou: “O governo da prefeita Maria não está de braços cruzados em relação às enchentes”.Andreia Novaes-PP- comentou que os alagamentos decorreram da força da natureza e contra esta não tem como   evitar, entretanto pode-se ser solidário com aqueles que foram vitimados  pela tempestade.Ultimo orador da noite, Orlando Santos-PP-  apontou a questão do desenvolvimento urbano  desordenado , sobretudo implantações irregulares de loteamentos ,  como um dos principais motivos do problema, mas fez questão de apontar que essa é uma situação que se arrasta há décadas.  A exemplo de outros vereadores da base  governamental, Orlando alimenta a  esperança de que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal venha contribuir com a construção do programa de macro drenagem de Ipiaú e assim trazer a solução desejada para os alagamentos. (José Américo castro/Câmara Municipal de Ipiaú)