O MAIOR TESTEMUNHO DA EMANCIPAÇÃO POLITICA DE IPIAÚ.

O MAIOR TESTEMUNHO DA EMANCIPAÇÃO POLITICA DE IPIAÚ
O mais importante documento da historia oficial de Ipiaú é o Livro de Atas cujo Termo de Abertura tem a data de 2 de dezembro de 1933 e registra a posse do primeiro prefeito nomeado, Antônio Augusto Sá, e consequentemente a instalação do município, então com a denominação de Rio Novo.
“É o maior testemunho da nossa emancipação política”, salienta o vereador Claudio Nascimento que defende a preservação do livro para a posteridade e por conta disso providenciou fazer o seu tombamento como patrimônio histórico. A digitalização do livro já foi providenciada para tornar mais fácil aos pesquisadores o acesso aos relatos ali contidos.
O velho livro onde estão inseridas as atas de posse dos prefeitos e vereadores, desde a década de 1930 até a instalação da segunda gestão da prefeita Maria das Graças, em 1 º de janeiro de 2021, deverá ser guardado num lugar seguro para que sua integridade não sofra nenhum dano.
Um novo Livro de Atas foi aberto e servirá para registrar os atos oficiais de posse dos futuros prefeitos e vereadores a partir de 1 º de janeiro de 2025, assim como os demais atos institucionais do município.
No livro antigo constam as assinaturas do prefeito Antonio Augusto Sá e dos membros do Conselho Consultivo do Município de Rio Novo, espécie de antecedente da Câmara Municipal, também está inserida a mensagem em que o Capitão Juracy Montenegro Magalhães, interventor federal no exercício de governador da Bahia, autoriza a instalação da Prefeitura de Rio Novo .
No verso da capa do livro histórico destaca-se a fotografia das personalidades presentes no ato da instalação do município. O citado Conselho Consultivo, instalado em 22 de abril de 1934, esteve assim constituído: Aníbal Azevêdo (Presidente) ; Antonio Souza Brandão e Perminio José Barreto( Membros).
A Primeira Câmara Constitucional, ou seja, eleita pelo voto do povo, foi instalada no dia 20 de maio do ano de 1936. A solenidade foi presidida pelo Pretor Eleitoral, Alberto José Pinto, e reuniu grande numero de cidadãos, representativos de todas as classes sociais.
Na mesma ocasião foi empossado o primeiro prefeito eleito, Leonel Dias de Andrade. Fizeram parte da primeira legislatura os seguintes vereadores: Licurgo di Araújo ( Presidente), Antonio Araponga( 1º Secretário), Antonio Motta Bittencourt (2º Secretário), Francelino Gualberto da Silva, Jovino Astré Palma, Lotavino de Almeida Ribeiro e Antonio Nunes Pacheco.