Câmara aprova projeto que  propõe mudança de denominação de escola na zona rural de Ipiaú

Câmara aprova projeto que  propõe mudança de denominação de escola na zona rural de Ipiaú
Na sessão ordinária que a Câmara Municipal de Ipiaú realizou na noite dessa quinta-feira, 14, foi lido e aprovado, em votação única, o Projeto de Lei 026/2023, autoria do vereador Orlando Santos-PP- que propõe mudar a denominação da Escola Municipal Ivone Vieira dos Santos para Escola Municipal Eunice Thiara localizada.
A unidade escolar que muda de nome localiza-se na sede das Fazendas Reunida Thiara, região do Guloso, zona rural do município, onde foi implantada no ano de 1994 com o nome de Pericles Thiara e depois passou a ser chamada de Ivone Vieira dos Santos.
A nova denominação, proposta pelo vereador Orlando Santos, decorreu de um pedido da comunidade dessa localidade rural e visa homenagear uma pessoa que não mediu esforços para a instalação da escola e foi esposa do fazendeiro José Thiara que adquiriu vastas terras na região , tornando-se uma figura lendária no interior da Bahia.
Nascida no dia 21 de setembro de 1918, na cidade de Ituberá , dona Eunice Gonçalves Thiara, também conhecida pelo apelido de “Benzinha”, tornou-se esposa de José Thiara quando tinha a idade de 16 anos. O casal teve três filhos: Péricles Thiara, Edson Gonçalves Thiara(Edinho) e Sônia Thiara.
Dona Benzinha, falecida em 11 de maio de 2017,acreditava na força do trabalho e na educação. Ao longo dos 83 anos que viveu no Guloso, contribuiu para a formação profissional, alfabetização e educação de centenas de crianças, jovens e adultos daquela região.
O vereador Orlando Santos cita que “mesmo nos períodos de maiores dificuldades, dona Benzinha nunca mediu esforços para que moradores do Guloso pudessem estudar. Inicialmente a escola funcionou numa garagem, depois foi construído um prédio escolar, passando a unidade a fazer parte da rede municipal de ensino, sob a responsabilidade da Prefeitura que adotou a modalidade “Escola Ativa”, um método diferenciado voltado para a educação na zona rural.
“Nessa ocasião dona Benzinha acolheu a professora Gilmara Lisboa que lecionava na unidade e liberou uma pequena área de terra para que fosse implantado um projeto de permacultura com: hortaliças, plantas medicinais e ornamentais, contribuindo assim, com o objetivo de motivar os alunos à aprender ter aptidão de cultivar e se alimentar do que ali se cultivasse”, acrescenta o vereador.